Acupressão para uma vida saudável
TERAPIA COMPLEMENTAR NO TRATAMENTO DE DOENÇAS
As terapias complementares são procedimentos terapêuticos não-invasivos e não farmacológicos empregados no tratamento de diversas doenças e se configuram métodos excelentes para restauração de energia e controle de sintomas físicos e emocionais associados a várias moléstias.
Elas melhoraram a função física e emocional e dissipam o stress além de fornecer orientação e autoajuda quando em momentos como esse a vida se apresenta fora de controle e as pessoas se sentem vulneráveis.
Um ponto a ressaltar é que as terapias complementares são práticas racionais baseados em evidências e que são utilizadas como cuidados coadjuvantes, mas não substituem os tratamentos convencionais, eles devem ser realizados por profissionais treinados.
Entre as terapias complementares estão inclusas as práticas “mente-corpo”, tais como a terapia musical, a meditação, a yoga, o qigong, o tai chi e práticas da medicina tradicional chinesa.
A medicina tradicional chinesa como já falamos aqui, abarca uma ampla gama de práticas derivadas de cinco princípios básicos que formam os pilares dessa filosofia milenar.
Essas práticas incluem entre outras: acupuntura, práticas respiratórias, nutricional adequada (teoria dos cinco elementos) e massagens terapêuticas.
Nesse post falarei particularmente da acupressura (massagens terapêuticas) como tratamento complementar no combate de doenças incluindo o câncer.
O QUE É ACUPRESSÃO?
A Acupressão é uma variação da técnica da acupuntura que utiliza a pressão dos dedos sobre os mesmos pontos específicos do corpo como forma de desbloquear energias, equilibrar o ying e o yang, restaurando e ativando a nossa energia vital, o nosso Qi.
Esse método de tratamento foi desenvolvido na China Antiga e tornou-se cada vez mais sofisticado ao longo dos séculos.
A acupressão produz o alívio da dor e da tensão numa determinada zona ou parte do corpo e tem sido aplicada com sucesso inclusive para evitar os riscos de um acidente vascular cerebral.
PRINCÍPIOS E CRENÇAS BÁSICAS
Acupressão tem suas raízes no antigo sistema de medicina tradicional chinesa que fundamenta o fluxo de Qi como pressuposto fundamental da vida.
Quando o Qi pode fluir livremente em equilíbrio e harmonia pelo nosso corpo podemos desfrutar de boa saúde. Por outro lado, quando o fluxo de Qi é bloqueado, o resultado é o desequilíbrio interno, uma condição que equivale a doença.
A crença fundamental por trás da acupuntura, é que ao pressionar determinados pontos em nosso corpo, podemos remover blocos de energia ao longo dos meridianos relevantes, devolvendo o equilíbrio do corpo e desfrutando da cura efetiva dos males.
COMO FUNCIONA?
Acupressão é uma espécie de a acupuntura sem agulhas. Um tipo de massagem, que envolve a colocação de pressão firme e correta nos mais de 100 pontos especiais e específicos do corpo e estão interconectados a nosso órgão vital interno.
O ponto a ser pressionado é determinado de acordo com qual canal de energia está bloqueado e, por conseguinte, acredita-se que seja a origem do problema.
Existem em nosso corpo, 14 meridianos, 12 dos quais são bilaterais, isto é, existem os mesmos pontos em ambos os lados do corpo. Os dois meridianos restantes são unilaterais e localizam-se ao longo da linha média do corpo.
Explicando: Meridianos são os canais interiores invisíveis através do qual Qi (força vital ou energia vital) flui por todo o corpo. Essas vias não são consistentes com quaisquer sistemas biológicos conhecidos pela ciência ocidental, como nervos específicos ou vasos sanguíneos. Acredita-se que cada ponto de acupuntura controla órgãos ou funções específicas.
Segundo a sabedoria milenar chinesa a acupressão remove a energia presa, ajuda o livre fluxo da força vital, e dissipa problemas em áreas do corpo associada a um meridiano em particular.
Depoimentos feitos por vários praticantes de acupressão relatam que a técnica trata com sucesso a obesidade, artrite, dor e melhora a circulação sanguínea. Alguns especialistas afirmam que a acupuntura pode funcionar como uma medida preventiva eficaz, auxiliando na manutenção da saúde através da promoção do equilíbrio de órgãos e sistemas do corpo.
EVIDÊNCIA DE ESTUDOS
Uma meta-análise realizada pela Cochrane em 2009 sobre o efeito da acupressão em 4.858 pacientes que apresentavam um quadro de náuseas e vómitos verificou que os pacientes que foram tratados com acupressão aliada a tratamentos convencionais tiveram as náuseas e os vómitos controlada de forma notadamente eficaz. Você pode conferir essa análise em:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3925001
As náuseas são controladas pressionando uma pequena área, no interior do punho chamado o ponto de acupuntura P6. Em ensaios posteriores a acupressão mostrou-se poderosamente eficaz em:
• Tratamento de quadros dolorosos
• Incapacitação motora
• Dores lombares ou dores crônicas nas costas
No ano de 2010 diversos estudos de controle foram publicados, cada um documentado a eficácia da acupuntura no alívio de náuseas induzida por quimioterapia, cólicas menstruais, dor de cabeça crônica e insônia.
A ACUPRESSÃO E O TRATAMENTO DO CÂNCER
A acupressão ajuda a reduzir a fadiga persistente em mulheres que são tratadas de câncer de mama, segundo um estudo publicado na JAMA Oncology. Veja os detalhes desses estudos em: http://archinte.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=1357513
A fadiga persistente é um dos efeitos mais comuns em longo prazo do tratamento do cancro da mama. Cerca de um terço das mulheres sofrem de fadiga moderada a severa até 10 anos após o fim do tratamento.
Entre outros registros foi documentada a redução da fadiga em 27 % a 34% por cento ao longo de seis semanas nas mulheres que utilizaram o método de cura, período em que elas alcançaram níveis normais de disposição orgânica.
Na Universidade de Michigan (University of Michigan Health System) foi realizado um estudo onde os investigadores testaram dois tipos de acupressão: acupressão relaxante, que é tradicionalmente usado para tratar a insônia, e a acupressão estimulante utilizada para aumentar a energia. Nessas duas técnicas são estimulados pontos distintos do corpo.
Na ocasião foram investigadas 424 mulheres, sobreviventes de cancro da mama às quais foram ensinadas a encontrar e estimular os pontos em seu corpo para que pudessem realizar a acupressão em casa uma vez por dia durante seis semanas.
As participantes do estudo tiveram 15 minutos de treinamento, e foram capazes de localizar com precisão os pontos de acupuntura corretos e aplicar a quantidade certa de pressão
No final do ensaio, essas práticas resultaram em melhoras significativas na melhora de qualidade do sono, redução da fadiga e do estresse aliadas à qualidade de vida global.
“A fadiga é um sintoma típico de uma série de doenças crônicas, especialmente câncer. Ela tem um impacto significativo na qualidade de vida. A acupressão é fácil de aprender e os pacientes podem fazer por si próprios”, diz a autora do estudo Suzanna Zick, ND, MPH, professora de pesquisa de medicina familiar na Universidade de Michigan.
“Dado o breve treinamento necessário para aprender acupuntura, esta intervenção pode ser uma opção de baixo custo para o tratamento de fadiga”, diz Zick.
As últimas notícias são de que os investigadores estão desenvolvendo uma aplicação móvel para ensinar acupressão.
Fontes e referências:
http://archinte.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=1357513
https://medicine.umich.edu/dept/family-medicine/suzanna-m-zick-nd-mph
http://www.med.umich.edu/
Zick SM, Sen A, Han-Markey TL, Harris RE. Examination of the association of diet on persistent cancer related fatigue: A pilot study. Oncol Nurs Fourm, 2013;40(1):E41-9.