A acupuntura é da medicina tradicional chinesa, essa ciência é milenar. Mesmo depois de tanto tempo, seus tratamentos continuam sendo amplamente utilizados, a cada dia mais, em todo o mundo.
Um desses tratamentos é a acupuntura – e é surpreendente o quão benéfica ela pode ser para a saúde das pessoas.
O que é a acupuntura ?
A acupuntura é uma arte poderosa e também uma ciência milenar que requer sabedoria, sensibilidade e conhecimentos específicos.
A base dessa técnica é a manipulação dos pontos e meridianos de energia do corpo humano, por meio da inserção de agulhas metálicas em diferentes profundidades da pele.
Habilidade e um profundo conhecimento do funcionamento do corpo humano, são requisitos necessários, para o domínio dessa técnica.
Ao tocar o ponto exato há um estímulo das terminações nervosas na pele, que ativam o cérebro e liberam neurotransmissores responsáveis pelos efeitos analgésico, anti-inflamatório e de relaxante.
Em doenças muito crônicas, como o câncer, a acupuntura serve como efeito paliativo.
Ela sempre poderá ser ministrada com outros tratamentos e medicamentos, além de não ter contraindicações.
É recomendada desde crianças a idosos, para as mais diversas doenças, como respiratórias, ortopédicas, neurológicas e oftalmológicas.
Como surgiu a acupuntura
Esse tratamento surgiu na China há mais de 4500 anos. No Brasil, só chegou na década de 1950 com os imigrantes orientais que foram para as regiões sul e sudeste do país.
Há pouca literatura da época da criação da técnica, o que causa muitas especulações sobre datas e possíveis criadores da acupuntura. O que se sabe é que, naquela época, as doenças eram tratadas com os recursos disponíveis – ervas, chás, agulhas – e que os orientais já acreditavam na relação entre corpo x energia x doença.
Princípios básicos da acupuntura
A acupuntura tem um olhar no campo energético do corpo, pois ela se baseia na energia vital Qi que percorre nosso corpo. O Yin e o Yang influenciam esse Qi, e quando eles entram em desequilíbrio, causam problemas emocionais e físicos. Assim, a agulha no meridiano certo do corpo retoma esse equilíbrio.
Principais métodos, técnicas e seus benefícios
A agulha não é o único método de acupuntura. Mas seja qual for a técnica escolhida, os seus benefícios são incontáveis. Veja alguns deles:
Acupuntura clássica: introdução de agulhas metálicas em determinados pontos da pele. É manuseada com a mão.
Eletroacupuntura: as agulhas são manuseadas com estímulos elétricos. Essa versão é bastante recomendada para o alívio da dor.
Moxabustão: pressão ou aquecimento dos pontos da pele, por meio da queima de uma erva chamada Artemisia vulgaris. Indicada para crianças e pessoas com medo de agulha. Embora trabalhe com combustão, é indolor, e é mais utilizada para dores na coluna.
Acupuntura a laser: mais rápida, não invasiva, sem reação e indolor. Indicada para crianças, idosos e pessoas com alta sensibilidade.
Ventosaterapia: usa-se ventosas, no caso um copo especial, que gera uma sucção na pele. É ótima para desintoxicação, circulação do sangue e como anti-inflamatório.
É importante lembrar que os tratamentos são individualizados, porque a doença se manifesta de maneiras diferentes em cada pessoa, e, como qualquer tratamento, a acupuntura requer um profissional especializado.
Referências:
Colégio Médico de Acupuntura: <http://www.cmba.org.br/arquivos/documentos/oque-e-acupuntura.pdf>.
Conselho Federal de Enfermagem: <http://www.cofen.gov.br/portal-da-enfermagem-veja-entrevista-sobre-acupuntura_8506.html>.
Associação Brasileira de Acupuntura: <http://www.abapuntura.com.br/pagina_simples.php?titulo=HIST%D3RIA%20DA%20ACUPUNTURA&pagina=historia_acupuntura>.