Medicina Tradicional Chinesa -Técnicas Aplicadas
PRIMEIRA PARTE: http://conaacup.com.br/medicina-tradicional-chinesa-sabedoria-ancestral/
Conforme prometi no post anterior, no assunto de hoje falarei sobre as técnicas aplicadas na medicina tradicional chinesa que surgiram há milhares de anos e que subsistem até hoje sendo praticados por diversas pessoas ao redor do mundo.
A filosofia ever green dessa sabedoria milenar manteve-se inalterada pelo tempo, contudo as ferramentas e recursos empregados para efetivação de seus objetivos tornaram-se tecnologicamente mais sofisticados notadamente devido aos avanços tecnológicos da humanidade.
PRINCIPAIS TÉCNICAS EMPREGADAS
- Moxabustão
- Teoria dos cinco elementos na alimentação
- Tratamentos à base de ervas
- Práticas corporais energéticas
- Massagem de desbloqueio
- Acupuntura
Nesse post falarei de dois desses princípios, que são:
MOXABUSTÃO
Essa técnica terapêutica é baseada no princípio da termoterapia, que nada mais é do que a utilização do calor como elemento terapêutico, sendo que na moxabustão a aplicação do calor é realizada em áreas estratégicas do corpo.
Literalmente a palavra significa ‘’ longo tempo de aplicação ao fogo’’. É realizada com bastões da planta artemísia preparados artesanalmente.
Nesse processo a planta é lavada, secada ao ar livre, e triturada até formar uma massa, e depois moldada em forma de bastão, esse bastão é a mocha.
O procedimento é realizado com a mocha acesa como se fosse um charuto, realizando uma espécie de ‘defumação’’ próxima às áreas afetadas.
Fonte: Wikipédia
O objetivo dessa técnica é remover energias bloqueadas, e equilibrar o ying, que em estados alterados pode consumir o Qi, gerando inúmeras doenças de pele, e distúrbios no aparelho genital feminino, uma vez que o ying é uma energia feminina e rege os órgãos reprodutores nas mulheres.
TEORIA DOS CINCO ELEMENTOS NA ALIMENTAÇÃO
O azedo vai ao fígado
O amargo ao coração
O doce vai ao baço
O apimentado ao pulmão
O salgado aos rins
Esse é o Wu Xing supremo
Su Wen do Huangdi Neijing, Cap. 23
Também conhecida como a teoria dos cinco elementos Wu Xing formada por dois ideogramas: Wu, que corresponde a cinco e Hsing / Xíng que corresponde a andar pode ser interpretada como teoria dos cinco andares ou dos cinco níveis.
De acordo com essa teoria, a madeira, o fogo, a terra, o metal e a água, são os elementos que formam universo (macrocosmo) e por consequência o homem (microcosmo), em seus planos mais sutis, psíquica e emocionalmente.
Cada um dos cinco elementos relaciona-se com um ou mais órgãos do nosso corpo e com respectivos canais de energia.
Fonte: Livro: “Os cinco elementos na alimentação equilibrada. ”
Em uma abordagem ainda mais abrangente, os cinco elementos influenciam: o corpo humano (sentimentos, emoções e constituição física) e o universo (constituição da matéria e energia, cores, movimentos cíclicos como as estações do ano e o fluxo das marés), e tudo o mais relacionado a esses fenômenos.
Sob essa visão sui generis, os cinco elementos influenciam em nossa personalidade, humor, preferência e desejos alimentares, que na verdade não são apenas desejos segundo os sábios chineses, mas, sim a necessidade do organismo em consumir certos alimentos em falta no seu organismo.
Uma pessoa com predominância do elemento fogo, torna-se muito exaltada e deverá ingerir alimentos com alto teor de água ou ainda de sabor amargo já que segundo essa ótica são alimentos geridos por esses elementos, assim enquanto os médicos chineses dão particular ênfase à aplicação de remédios na cura dos distúrbios orgânico e emocionais pois acreditam que o excesso ou à falta de determinados elementos/ energia afetam a nossa estrutura física emocional e psíquica.
No próximo post daremos continuidade ao estudo das demais técnicas, se você gostou desse artigo e o achou de alguma forma útil, por favor compartilhe, pois será muito útil aos demais que buscam uma forma de viver com mais saúde e energia dentro desse imenso cosmos.
PRIMEIRA PARTE: http://conaacup.com.br/medicina-tradicional-chinesa-sabedoria-ancestral/
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Moxabust%C3%A3o
http://www.medicinachinesapt.com/filosofia.html
http://bruxarevolucionaria.blogspot.com.br/2010/05/terapia-alimentar-dos-cinco-elementos.html
Bibliografia consultada:
Fonte: “Os cinco elementos na alimentação equilibrada”, da autora Ilse Maria Fahrnow.
Kikuchi, Tomio. Moxabustão, filosofia da medicina oriental, tratamento aplicado. SP, Musso publicações, 1982