MOXABUSTÃO NA GRAVIDEZ PARA UM PARTO SAUDÁVEL
Como já falei aqui em posts anteriores, a medicina chinesa é fruto da grande sabedoria milenar do Oriente e várias são as suas aplicações e princípios.
Hoje gostaria de falar especificamente da moxabustão e do benefício espetacular que ela pode promover para as mulheres na gravidez, em especial no caso de partos difíceis em que o bebê está em uma posição que dificulta o parto normal para a mulher.
A recordar, a moxabustão (significa ao pé da letra “longo tempo de aplicação do fogo”) é uma técnica tradicional da medicina chinesa que utiliza várias ervas, ramo de pessegueiro ou amoreira são exemplos, mergulhado em óleo de gergelim ou ainda a erva Artemísia entre outras ervas para “defumação” em pontos específicos do corpo.
Dentre todas é a erva Artemísia ou a planta absinto tida como a planta da moxa por excelência. Essa planta deve ser secada e moída até obter um pó e transformada em “charutos” que quando queimados liberam o calor que estimula os meridianos e promove o desbloqueio de energia, restaurando o equilíbrio do ying.
A título de curiosidade, o ying é responsável pelas doenças ditas frias de acordo com o livro “Discussão das doenças causadas pelo frio”, um clássico de Medicina da Dinastia Han Oriental e é uma energia exclusivamente feminina.
Há mesmo quem diga que a moxabustão é uma espécie de acupuntura em que não há a necessidade de perfurar o corpo, sendo por isso grandemente recomendada para o tratamento de crianças, idosos ou mesmo de pessoas que tem fobia a agulhas.
Para quem não sabe, a artemísia é uma erva popularíssima em várias culturas dado a seu elevado poder de cura fenomenal, aqui no Brasil ela recebe vários nomes, flor-de-são-joão, erva-de-são-joão, Artemísia-comum, Artemísia-verdadeira, arremine, arteiro, losna, losna-brava ou absinto e é largamente utilizada em nossa medicina popular no preparo de diversas receitas.
MOXABUSTÃO PARA QUANDO O BEBÊ NÃO ESTÁ NA POSIÇÃO CORRETA
A posição ideal do bebê na hora do parto é estar de cabeça para baixo – a chamada apresentação cefálica, porém há casos em que o bebê pode continuar sentado no útero – chamado apresentação pélvica, ou seja, o bebê está sentado.
É precisamente nesses casos que a moxabustão se mostra particularmente eficaz, sendo abalizada por vários estudos que confirmam que a técnica é simples, indolor e contribui para alterar de fato a posição do feto. Ela também não tem efeitos colaterais, por isso é completamente seguro para o bebê e a mãe. Ela também não tem efeitos colaterais, por isso é completamente segura para o bebê e a mamãe.
COMO FUNCIONA
Essa técnica é geralmente realizada na 32 a semana de gestação e deve ser administrada durante 10 ou 20 minutos, várias vezes por dia, até um máximo de 10 dias.
A moxa deve ser aplicada no ponto Zhiyin ou ponto BL67, localizado no canto externo do quinto dedo, ponto em que o meridiano passa no centro do útero. Essa técnica estimula a produção de certos hormônios femininos que favorecem o revestimento do útero, estimulando a atividade do feto e fazendo com que o bebê mude de posição de 50 e 75% das vezes.
Estudos devidamente documentados indicam que a moxabustão foi realizado já em épocas imemoriais. (Huang, 1985; Ying et al, 1985; Cardini et al,1993; Maciocia, 2000).
Giovanni Maciocia, autor de vários livros entre eles ‘’Os Fundamentos da Medicina Chinesa’’ indica dois tipos de tratamento relativos às práticas de acupuntura em grávidas e cita os pontos respectivamente:
- Tratamento para corrigir a Deficiência de Qi (energia vital) e Shue (sangue)
- Pontos E36; BP6; R7; B67; B60; B20; B21.
- Tratamento para desbloqueio do Qi (energia vital) e Shue (sangue)
- Pontos IG4 e BP6 para induzir o trabalho de parto
- Pontos VB 34 para casos de cérvix fibrosa ou dura
CUIDADOS NECESSÁRIOS
Como tudo na vida existe os prós e os contras, eu diria que a moxa é para todos, porém nem todos devem utilizar a moxa em certas circunstâncias especiais que vou enumerar a seguir:
– Gravidez múltipla
– Hipertensão
– Patologia Fetal
– Patologia Placentário
– Miomas uterinos e malformações
– Ameaça de parto prematuro
– Patologia da mama
MAIS BENEFÍCIOS FABULOSOS
Além do fabuloso auxílio em casos de apresentação pélvica, as mulheres que fazem uso da moxa durante a gravidez podem obter inúmeros benefícios:
- Alívio de sintomas como náuseas e vômitos;
- Auxilia na indução do parto pois aumenta a circulação sanguínea e contrações uterinas;
- Reduz a dor pélvica pós-parto quando aplicada em pontos de analgesia;
- Induz a um sono restaurador, pois possui propriedades relaxantes (no livro dos segredos de Bian Que, menciona-se que a moxa faz dormir);
- Melhora a circulação, reduz a inflamação e alivia dores nas costas;
- Combate hemorroidas, varizes, problemas de incontinência urinária e problemas de digestão;
- Auxilia no parto prolongado e dor nas costas;
- Diminui a tensão do colo uterino.
E você tem alguma dúvida ou curiosidade sobre algumas das técnicas expostas aqui? Deixe um comentário, dúvida ou sugestão de matéria que nós entraremos em contato o mais rápido possível.
http://matronataurt.blogspot.com.br/2013/11/es-util-la-moxibustion-para-girar-bebes.html
http://www.pregnancy.com.au/birth-choices/breech-birth/moxibustion-for-breech-presentation.shtml
Olá.
Gratidão por este post, super importante.
Você poderia nos presentear com algum post ref a utilização da Moxa para Menopausa e infertilidade?
Gratidão.
Namastê.
Silvia Oliveira
Espaço Holístico Sinais do Vento.
Olá Silvia, com certeza que sim já estamos elaborando um artigo com este tema ,
Obrigado por sua mensagme
Obrigada por compartilhar tão valiosos conhecimentos, tenho enorme interesse pela moxabustão, pelos resultados que venho acompanhando em procedimentos com alguns pacientes, e desejo ampliar ainda mais este conhecimentos, tenho interesse no tratamento voltado para as inflamações e articulações. Márcia Cleto – A9na terapia.
Obrigado… vamos fazer conteúdo com estes títulos…
muito obrigada por compartilhar essas informações , gostaria de saber mais coisas sobre gestantes
Eu que agradeço por sua presença em nosso site…Obrigado
olá! Hoje mesmo fiz uma sessão de moxa por conta de um bebê que está se preparando para nascer prematuramente. (No caso nao queremos adiantar o parto, mas retarda-lo.) isso pode estar ocorrendo porque a placenta nao esta nutrindo corretamente o bebê. Acha que nao é indicado fazer moxa nesse caso?
olá! Hoje mesmo fiz uma sessão de moxa por conta de um bebê que está se preparando para nascer prematuramente. (No caso nao queremos adiantar o parto, mas retarda-lo.) isso pode estar ocorrendo porque a placenta nao esta nutrindo corretamente o bebê. Acha que nao é indicado fazer moxa nesse caso?
oi Silvia, segue o link que pode te orientar no caso em questão. Dessa forma escolher os pontos mais adequados para aplicação da “moxa”. Segue o link-> https://youtu.be/to9Vz6brjkk