Terapia pode ser encontrada agora na rede pública de saúde. Estudos comprovam que é possível combater a dor crônica e até diversas doenças por meio de agulhas. A técnica chamada de acupuntura é oferecida pelo Serviço Único de Saúde e a população pode acesso ao tratamento em unidades especializadas de atendimento na Capital Cearense.
Quem faz, garante: a sensação de ter as pequenas agulhas sendo colocadas em pontos específicos do corpo é semelhante a uma leve picada. Dona Eliane procurou a ajuda da acupuntura no Posto de Saúde. Ela sofre com dores nas mãos, causadas por esforço repetitivo no trabalho. Em tratamento há seis meses, ela já sente os resultados. “Eu já sinto muita melhora. Fico pior quando começo a trabalhar. Mas, Ave Maria, é uma maravilha. Antes de fazer o tratamento era muita dor”, conta a comerciante.
A ténica de origem chinesa é milenar e atua em diversos pontos do corpo ligados ao sistema nervoso central. Os estímulos proporcionam alívio da dor e melhora os sintomas de várias enfermidades. “O sistema nervoso central, que é o nosso, digamos, ‘computador central’, ele tem o seu perifério que são os nervos. E os nervos vão para as mãos, para os pés, para todas as regiões do corpo e nesses lugares os pontos de acupuntura foram reconhecidos como pontos de estimulação do sistema nervoso central. Então, os chineses fizeram isso há muito tempo e hoje, com as pesquisa mais modernas, o que se esclareceu é que esses pontos são capazes de estimular e liberar neurosubstâncias mediadoras do sistema nervoso central”, explica o coordenador do ambulatório de acupuntura, Agamenon Honório.
“A Organização Mundial de Saúde preconiza mais de cem doenças a serem tratadas com acupuntura. Principalmente as dores, como as musculoesqueléticas, as dores de coluna, lombalgia, as cefaleias, que são dores de cabeça recorrentes nesse mundo moderno. Quadros emocionais, como estresse, insônia, depressão e pânico. Existe uma gama de doenças a serem tratadas com bons resultados pela acupuntura”, complementa o especialista.
Há 25 anos, a acupuntura foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina no Brasil como especialidade médica. Hoje, faz parte do Sistema Único de Saúde e é empregada como tratamento complementar.
Para ser atendido, o paciente pode procurar diretamente as unidades de saúde que oferecem o serviço em Fortaleza. “No HGF, existe um ambulatório de dor, onde é realizada a acupuntura. No Hospital das Clínicas também existe esse ambulatório de dor com alguns colegas que trabalham com a prática. Aqui é um posto de referência de acupuntura. Você pode fazer a sua solicitação através do SUS, como pode ser, também, por indicação médica”, exemplifica o médico.
O senhor Olavo Santos tem problemas na coluna e sente formigamento nas mãos. Ele deve passar por cirurgia, mas enquanto aguarda, ameniza as dores com acupuntura. “Tô esperando vaga no SUS para fazer a cirurgia e enquanto isso, estou fazendo acupuntura. Eu tive uma sessão espetacular. As dores das agulhas dão para suportar. A princípio, quando se fala em agulha, todo mundo fica receoso, né? Então você sente aquela pequena picada e um leve ardor suportável. Mas compensa”, revela o aposentado.
FONTE: http://redeglobo.globo.com/tvverdesmares/destaquevm/noticia/2015/02/destaque-vm-mostra-os-beneficios-da-acupuntura.html