Projeto é para hipertensos que não mantêm pressão abaixo a 14×9. Atendimentos são realizados no posto de Ponta Grossa.
Maricá, RJ, inicia projeto de acupuntura para hipertensos Projeto é para hipertensos que não mantêm pressão abaixo a 14×9.Atendimentos são realizados no posto de Ponta Grossa.Do G1 Região dos Lagos
Maricá, interior do Rio, iniciou nesta segunda-feira (12) o projeto Acupuntura para Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O projeto é uma parceria com a Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e pretende atender hipertensos, que façam uso de medicamentos, mas não conseguem manter a pressão em limites inferiores a 14×9. Os atendimentos são realizados das 8h30 às 16h30, no posto de Saúde de Ponta Grossa e partir do dia 20 estarão disponíveis também no posto Saúde de São José.
Para participação, o paciente precisa ser agendada pelo o e-mail (esquisaacupunturamarica@hotmail.com) ou diretamente nas unidades de saúde. São necessários a última receita médica e o documento de identidade. Uma avaliação será feita para identificar se a pessoa pode ou não realizar os procedimentos.
“A ideia com esse tipo de tratamento é criar uma cultura de tratamento personalizado, de forma a fazer com que a população chegue e saia bem atendida. Como não queremos quantidade e sim qualidade, não são feitos muitos agendamentos”, declara Raphael Dias, coordenador do NASF em Maricá, assistente da pesquisa e doutorando em enfermagem pela UFRJ.
O atendimento contará com a medição e pesagem do paciente, verificação da pressão arterial, além da entrevista. Depois a aplicação da acupuntura a laser. Durante o tratamento haverá monitoramento da pressão para que no final se possa verificar se houve redução com a intervenção da acupuntura associada ao medicamento ou se a técnica não teve resposta para o paciente. Serão seis encontros iniciais.
A acupuntura é realizada através do aparelho Cosmotron, que não causa dor, não traz choque ou sensação que cause desconforto ao paciente. “Ele é um laser de luz branca, de baixa intensidade, não agride a pele, nem aos tecidos e não tem contraindicação. É extremamente seguro”, afirma Raphael.
FONTE: http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2015/01/marica-rj-inicia-projeto-de-acupuntura-para-hipertensos.html