Terapia com Exercícios Chineses
É inegável que os exercícios físicos sempre fizeram bem ao corpo e continuam sendo muito benéficos para os indivíduos. É justamente por isso que desde a antiguidade, a China já priorizava o movimento do corpo, como uma forma de proporcionar uma melhor articulação muscular, principalmente porque as pessoas chegavam exaustas depois de uma jornada intensa de trabalho.
Hoje, depois de séculos, a tal prática de movimento corpóreo ainda é usada e apresenta resultados incríveis para a vida das pessoas. Claro que, atualmente, os exercícios chineses já foram aperfeiçoados e novas técnicas implantadas, mas a essência é a mesma.
Os exercícios chineses e terapêuticos são considerados os melhores para revitalizar o corpo e a mente. Quem já pratica outras técnicas, tais como, acupuntura e Tui na, por exemplo, precisa também conhecer esses processos terapêuticos. Eles são essenciais para a sua saúde.
O Lado Positivo Dos Exercícios Terapêuticos
O Qi Gong, exercício mais famoso da China e bastante expandido no Brasil, é uma modalidade que reúne diversas técnicas. A primeira sílaba significa “ar vital”, ou seja, essa terapia trabalha com a essência do ser humano. É semelhante com o conceito de “energia”, embutida em outras teorias chinesas.
Interessante que essa terapia se divide em várias modalidades. Você pode encontrá-la nas artes marciais e até mesmo em atividades de cunho religioso, mas o foco aqui é terapêutico.
A ideia fundamental dessa terapia é proporcionar aos indivíduos um alívio para suas doenças físicas e emocionais, visto que ambos são trabalhados nessa técnica.
Alguns estudos ainda estão em fase de pesquisas. Mas o fato é que em cada canto do mundo, existem pessoas dispostas a experimentar esses exercícios e isso é bom para contribuir ainda mais para o aperfeiçoamento da terapia.
Em alguns hospitais chineses, por exemplo, a técnica é usada para ajudar pacientes com hipertensão. Há relatos de pessoas que tiveram uma excelente melhora depois de realizarem a terapia.
O mais interessante dessa prática chinesa, é que não existe um esforço físico. Tudo parte da mente e da busca pelo equilíbrio. Além de desse caso específico de melhora no caso de hipertensão, alguns ganhos são bem visíveis: Respiração mais leve, imunidade mais elevada, sensação de bem-estar e uma harmonia entre o corpo e a mente.
E já que a mente também entra nesse contexto, quem sofre com problemas de depressão, tem uma chance maior de se curar através desses exercícios terapêuticos. Vale muito a pena conhecer essa prática.
Os exercícios chineses e terapêuticos não servem apenas para combater algum tipo de doença, eles são também uma maneira encontrada para prevenir as moléstias.
Apesar de já serem comprovados os benefícios dessa terapia, não há como se desvincular da medicina tradicional. A ideia é sempre cuidar do corpo e da mente com ambas as formas.
Por Que Agregar Os Exercícios Chineses E Terapêuticos À Sua Rotina?
Qualquer pessoa que queira preservar a sua saúde ou mesmo restaurá-la precisa ter em mente que as terapias alternativas passaram a ter uma importância crescente.
Em especial, os exercícios terapêuticos, promovem uma sensação de alívio bastante acentuado e combate algumas doenças. Assim sendo, é essencial conhecer e começar a praticar essas atividades.
Mesmo com algumas descrenças em relação às terapias chinesas como um todo; a medicina tradicional já reconhece que elas só colaboram para a revitalização da saúde dos pacientes e por isso merecem seu valor e respeito!
Quer fazer um Mini Curso Gratuito de Acupuntura no Emagrecimento?